Prevenção da gravidez indesejada nas jovens com défice cognitivo e ou autismo

Introdução: A sexualidade é uma necessidade biopsicológica que está presente em todos os indivíduos, independentemente do nível intelectual. Contudo, apesar das mudanças sociais ocorridas nas últi- mas décadas, o direito das pessoas com patologia do neurodesenvol- vimento usufruírem dela tem levantado crescentes preocupações com gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis e abuso sexual.

Objetivos: Realçar a importância da vigilância ginecológica e a imple- mentação da contraceção na prevenção de gravidez indesejada nas jovens com perturbações do neurodesenvolvimento; analisar os mé- todos contracetivos utilizados, adesão, ocorrência de casos de abuso sexual e gravidez indesejada; laqueação tubar e seu contexto jurídico.

Metodologia: Análise retrospetiva dos registos clínicos das jovens que frequentaram a consulta de Maternidade Bissaya-Barreto, nos anos de 2008 e 2009, com dé ce cognitivo e/ou autismo, referencia- das do Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico - CHUC, EPE (Coimbra). Análise estatística efetuada com o programa SPSS, versão 15.0.

Para fazer download do arquivo clique aqui


Os efeitos da risperidona nos níveis de prolactina numa amostra
de crianças e adolescentes com autismo

Maria João Tarroso, Joana Almeida, Raquel Lontro, Carla Marques, Teresa S Miguel, Cristina Lobo, Cátia Café, Susana Mouga, Lígia Lapa, Frederico Duque, Catarina Correia, Astrid Vicente, Guiomar Oliveira

Acta Pediatr Port 2010:41(3):111-6

"O autismo é uma patologia complexa do neurodesenvolvimento, sem terapia curativa disponível, consistindo o tratamento de base na planificação educativa e comportamen tal. O recurso à farmacoterapia justifica-se quando existem
comportamentos disruptivos, que interferem negativamente no sucesso educativo e na qualidade de vida das crianças e suas famílias. Neste contexto, a risperidona tornou-se o antipsicótico mais vezes prescrito." (...)


Para aceder ao artigo completo clique aqui


Pediatria do Neurodesenvolvimento. Levantamento nacional
de recursos e necessidades

Guiomar Oliveira, Frederico Duque, Cristina Duarte, Fernanda Melo, Luisa Teles, Mafalda Brito, Maria Carmo Vale, Maria Júlia Guimarães, Rosa Gouveia

Acta Pediatr Port 2012:43(1):1-7

"As perturbações do neurodesenvolvimento são das patologias crónicas mais frequentes da infância e com tendência a aumentar nas sociedades modernas. Têm na grande maioria dos casos um percurso crónico e com limitação da aprendizagem necessária para a integração na sociedade de um modo autónomo. A Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento da Sociedade Portuguesa de Pediatria procedeu em 2008 e 2009 ao levantamento de recursos" (...)

Para aceder ao artigo completo clique aqui


Patologia do neurodesenvolvimento por anomalia cromossómica
da região crítica do cromossoma 15 (q11-q13)

Sofia Gomes, Joana Almeida, José Ferrão, Eunice Matoso, Isabel Maria Carreira, Guiomar Oliveira

Acta Pediatr Port 2010:41(2):92-7

"As perturbações do neurodesenvolvimento representam um grupo heterogéneo de doenças crónicas muito frequentes que se iniciam na idade pediátrica. As causas são variadas e numa taxa relevante de casos o diagnóstico etiológico é desconhecido. Nos outros, os rearranjos cromossómicos são as anomalias mais frequentemente identificadas. A região proximal do braço longo do cromossoma 15 (q11-q13), pela sua instabilidade genómica, está com frequência envolvida nestas patologias. (...)

Para aceder ao artigo completo clique aqui


Meningite Bacteriana Pós-Traumática em Idade Pediátrica

Sara Figueiredo Santos, Fernanda Rodrigues, Andrea Dias, José Augusto Costa, Alexandre Correia, Guiomar Oliveira
Hospital Pediátrico de Coimbra

"O traumatismo crânio-encefálico é um motivo frequente de observação nos
serviços de urgência pediátrica. Nos casos mais graves, com fractura da base do crânio, a meningite bacteriana é uma complicação séria e potencialmente fatal a considerar. (...)"

Para aceder ao artigo completo Clique aqui


Página  1  2  3  4  

sociedade  |  contactos  |  agenda  |  homepage  |  Política de Privacidade